Bonfim: Diretora do NTE-25 participa de encontro de avaliação e planejamento com gestores dos Núcleos Territoriais de Educação do estado

FONTE: Ascom - Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Foto: WhatsApp

A Secretaria da Educação do Estado promove, nesta sexta e no sábado (10 e 11), um encontro com gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. O objetivo é avaliar a segunda fase do ano letivo continuum 2020/21, iniciada no dia 26 de julho, com o ensino semipresencial e a execução de programas e projetos estratégicos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria, com foco na aprendizagem, na assistência estudantil e na melhoria da infraestrutura das escolas.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância do encontro. “Estamos em um momento de muitos investimentos na Educação, seja no pedagógico, na infraestrutura ou na assistência estudantil, com programas como o Bolsa Presença, o Mais Estudo e o Educar para Trabalhar, que estão ancorados no Programa Estado Solidário. Para se ter uma ideia, são mais de R$ 500 milhões destinados à assistência estudantil e mais de R$ 1 bilhão em obras. A Secretaria está focada na execução orçamentária qualificada, para que todos os recursos cheguem com excelência na ponta, beneficiando as escolas, os estudantes, os educadores e a sociedade como um todo”, afirmou.

Neste primeiro dia do encontro, a pauta inclui a apresentação do planejamento de modernização da rede física escolar, com manutenção e modernização de prédios existentes e novas construções de unidades escolares e dos Complexos Poliesportivos Educacionais; e investimentos nos recursos humanos, mediante contratação de professores das diferentes modalidades da Educação Básica e de profissionais do Programa de Valorização e Atenção à Saúde do Professor.

Foto: Divulgação SEC

A programação do primeiro dia do encontro envolve, ainda, um balanço e projeção sobre os programas Bolsa Presença, Educar para Trabalhar e Vale-alimentação Estudantil e a Conferência de Educação: participação e protagonismo dos NTE, com a participação da professora Alessandra Assis, representante do Fórum Estadual de Educação. No sábado, a programação irá abordar temáticas como o Programa Conexões; o Programa Retorno Seguro; Tecnologia na Escola; e o Programa Dignidade Menstrual, com a participação da secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira.

A diretora do NTE de Senhor do Bonfim (NTE 25), Ana Raquel Alves Conceição, destacou que os encontros presenciais com os gestores do órgão central são fundamentais para respaldar o trabalho dos NTE. “Este contato presencial é imprescindível para estreitar os laços entre a SEC e as escolas, principalmente neste momento em que o governo estadual está disponibilizando recursos através de diversos programas e ações desenvolvidas. Quero ressaltar, entre outros, o programa PRES, que garante os recursos necessários para proporcionar uma escola segura para os nossos alunos, neste período de pandemia”.

Veja também