Aprovada proposta que prevê coleta domiciliar de exame para pacientes com dificuldade de locomoção

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Da Rádio Câmara, de Brasília, Silvério Rios

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei (PL 4865/2020) que assegura a coleta domiciliar de exames para pacientes com dificuldade de locomoção. Os detalhes sobre como isso será feito ainda deve ser regulamentado pelo Poder Executivo.

O texto, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), foi modificado pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e vai fazer parte da Lei Orgânica da Saúde. A versão original determinava a coleta do material de exames no domicílio de paciente idoso ou com deficiência. A regra valeria também para crianças de baixa renda. Padilha, que foi relator da proposta na comissão, garantiu que a alteração feita dá mais eficácia à medida, ao reduzir o número de beneficiados e, dessa forma, tornar-se economicamente viável.

“Ofereceremos substitutivo que mantém a intenção do autor do Projeto, porém adapta a redação para se tornar uma medida mais justa e viável, ao restringir o uso a usuários que possuam limitações de locomoção. O objetivo é de evitar hospitalizações desnecessárias, diminuir o risco de infecções, além de diminuir a superlotação de serviços de urgência e emergência”.

O projeto segue agora para a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, e ainda precisa ser votado em outras três comissões, mas se for aprovado por todas elas, pode seguir para análise do Senado Federal.

Veja também

Agradeça

Blog do Eloilton Cajuhy A vida, sua família, momentos do seu cotidiano. Seja grato aos aprendizados, por suas conquistas e tudo aquilo