Após 70 anos, irmãos se reencontram em Itiúba

FONTE: BLOG DO ELOILTON CAJUHY

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram
Morando em Minas Gerais, Teodoro Ferreira contou com a ajuda de uma neta para localizar sua irmã que mora na zona rural de Itiúba
Dona Maria Peixinho e Seu Teodoro Ferreira se reencontram após 70 anos (Foto: Arquivo da família)

Dois irmãos que não se viam há 70 anos, tiveram um reencontro emocionante no último final de semana, no município de Itiúba.

Teodoro Ferreira de Almeida, hoje com 86 anos de idade, e Maria Peixinho de Almeida, de 84, moravam na Fazenda Umbuzeiro, em Itiúba, quando 1950 ele, aos 16 anos, decidiu ganhar o mundo a procura de emprego.

Primeiro, morou em Teófilo Otoni, Minas Gerais. Depois, passou um tempo em São Paulo e retornou para Minas, onde mora até hoje no município de Itinga, localizado no Vale do Jequitinhonha.

Nos primeiros anos longe de Itiúba, Seu Teodoro ainda se comunicou com a família através de cartas, mas com as dificuldades de comunicação da época, aos poucos ele foi perdendo o contato com seus parentes.

Há cerca de um ano, Teodoro Ferreira ficou viúvo e, com isso, aumentaram a saudade e o desejo de reencontrar a família. Foi aí que ele contou com a ajuda de uma neta, que utilizou a internet para tentar localizar a família do avô.

Ao descobrir o paradeiro da irmã Maria Peixinho, moradora da localidade de Várzea da Roça, que fica próximo a Umbuzeiro, sua neta proporcionou a ele a grande oportunidade do reencontro, que aconteceu na última sexta-feira, dia 04.

Famílias reunidas para celebrar um encontro que durou 70 anos (Foto: Arquivo da família)

Durante momentos de emoção, Teodoro revelou que em 1980 estava preparado para vir a Itiúba em busca de informações sobre o paradeiro da família, mas desistiu depois que ficou sabendo que um amigo que havia viajado com ele em 1950, e que também estava a procura da família, descobriu que todos haviam falecido. Seu Teodoro temia que o mesmo tivesse ocorrido com sua família.

O encontro das famílias na Várzea da Roça foi cercado de muita alegria, comemoração e cuidados por conta da pandemia do novo coronavírus. Seu Teodoro e família passaram por testes em Minas Gerais antes de seguir viajem para Itiúba.

E, entre abraços, sorridos e lágrimas, as famílias de Teodoro Ferreira e Maria Peixinho puderam celebrar felizes um momento que durou exatos 70 anos.

Veja também