Agentes de Endemias reforçam o combate ao mosquito da dengue em Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

BLOG DO ELOILTON CAJUHY
Fonte: Coordenação de Endemias do município

Com o aumento no número de casos notificados e focos do Aedes aegypti no município, durante esse período chuvoso e quente, é necessária a realização de ações de conscientização e combate ao mosquito. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes de Combate as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e em parceria com setores estratégicos da administração, criaram o Projeto de Mobilização Municipal “Vem com “AGENTE” combater o mosquito da Dengue”, que vem sendo realizado nos principais bairros da cidade, que apresentaram no ultimo levantamento os maiores índices de infestação predial com larvas do mosquito.

Entre as ações realizadas, as que mais têm ganhado destaque no projeto são as palestras educativas nas escolas e os faxinaços com com distribuição de material informativo.

Estas ações estão sendo realizadas desde o dia 1º de outubro, quando o Ministério da Saúde antecipou a campanha nacional de enfrentamento ao Aedes Aegypti, e já atendeu os bairros do Alto da Maravilha, São Jorge, Rodoviária, Bonfim III, Loteamento Jonas Costa, Casas Populares, Novo Horizonte, Pebas e o distrito de Igara.

Estiveram envolvidas nas palestras as Escolas Judite Ferreira, de Quice, Nívea Seixas, do Bonfim III, e Dr. José Gonçalves, nas Casa Populares. De acordo com a Coordenação de Endemias, a avaliação do projeto já pode ser considerada bastante positiva, porque os moradores dos bairros e localidades envolvidas estão parando, conversando e questionando as equipes sobre como combater os focos do mosquito.

“Esperamos que isso reflita nas comunidades e a população se atente em suas residências, que é onde encontramos o maior número de focos até o momento”, destaca o Coordenador de Endemias Marlon Reis.

Ações continuam

Com o objetivo de localizar, combater focos e também de conscientizar as famílias, Agentes de Endemias também estão visitando os domicílios, orientando sobre possíveis locais que podem servir de criadouros do mosquito, além de como combatê-los com aplicação de larvicidas nas visitas domiciliares que são realizadas diariamente.

“Cada um precisa fazer a sua parte, cuidar dos seus terrenos e evitar a proliferação do mosquito, para que não tenhamos um novo surto de dengue em nosso município, como o que tivemos no início em senhor do Bonfim”, explicou Marlon Reis.

De 29 de outubro a 1º de novembro, os Agentes de Endemias estarão realizando o 4º e ultimo Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), com a finalidade de direcionar as próximas ações e as localidades que receberão o projeto de mobilização.

O LIRAa consiste em uma amostragem larvária bimestral de Aedes aegypti em um município para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. Essa amostragem deve ser precedida de um mapeamento e estratificação dos imóveis do município e é uma ferramenta fundamental para direcionamento e intensificação das ações contra o mosquito da Dengue, pois apresenta a magnitude e a distribuição da infestação por tipo de criadouro nas diferentes localidades do município.

Veja também