Agentes de Endemias realizam primeiro LIRa de 2020 em Senhor do Bonfim

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

BLOG DO ELOILTON CAJUHY
Com informações do Setor de Endemias/SEMUS

O LIRa é um programa determinado pelo ministério da saúde que tem por objetivo a realização de uma pesquisa e coleta, no prazo máximo de uma semana, em toda a área urbana do município, obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis por município:

  • Até 400 imóveis – Programar para inspeção 100% dos imóveis do município.
  • De 401 a 1500 imóveis – Programar 33% dos imóveis do município.
  • De 1501 a 2000 imóveis – Programar 20% dos imóveis do município.

O município de Senhor do Bonfim vem realizando desde segunda-feira (17) e deve ser concluído na próxima sexta-feira 21, sendo programados 846 imóveis a serem inspecionados para coleta de amostras com larvas do mosquito.

Em apenas dois dias de trabalho foi possível identificar um aumento significativo na quantidade de amostras, comparado com os outros levantamentos realizados. Por isso, a participação da população nesse processo é fundamental e deve ser constante fazendo a vistoria e eliminação de locais com água parada e criadouros com larvas.

Lembramos que a prevenção de uma possível epidemia de dengue, chikungunia, zika e febre amarela, exige empenho de todos. Portanto, é de suma importância que toda a população colabore.

Veja também

Agradeça

Blog do Eloilton Cajuhy A vida, sua família, momentos do seu cotidiano. Seja grato aos aprendizados, por suas conquistas e tudo aquilo