A lição do elefante

FONTE: Belas Mensagens

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Todos nós ficamos admirados quando vamos a um circo e percebemos como os elefantes, animais grandes e fortes, se deixam dominar por uma corda.

Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de peso, tamanho e força. Mas depois de sua atuação, e até um segundo antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.

Sem dúvida alguma a estaca é só um pedaço de madeira, enterrado alguns centímetros na terra.

E, ainda que a corrente seja grossa e poderosa, é óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancar a estaca e fugir.

O “mistério” é evidente! O que o mantém, então? Por que não foge?

O elefante não escapa porque esta amestrado, dominado.

Se está amestrado, por que o prendem?

O elefante do circo não escapa porque tem permanecido atado à estaca desde muito, muito pequeno.

Imagine o pequeno recém-nascido sujeito à estaca.

Com certeza ele puxa, força, faz de tudo pra se soltar. Apesar de todo o esforço, não pôde libertar-se. A estaca é certamente muito forte para ele.

Com certeza dorme esgotado e no outro dia continua tentando, e também nos outros dias que se seguem… Até que um dia, um terrível dia para sua história, o animal aceita sua impotência e se conforma com seu destino.

O Elefante enorme e poderoso que vemos no circo não escapa porque crê, realmente, o pobre, que não pode. Ele tem o registro e a recordação de sua impotência, daquela impotência que sentiu pouco depois de nascer… E o pior é que jamais volta a questionar seriamente esse registro. Jamais… Jamais volta a colocar à prova sua força outra vez… E, na verdade, o mesmo acontece conosco!

Vivemos crendo que um montão de coisas “não podemos”. Simplesmente porque, alguma vez, quando éramos crianças, tentamos e não conseguimos. Fazemos, então, como o elefante: gravamos em nossa memória: “Não posso… Não posso e nunca poderei…”!

Crescemos carregando essa mensagem que impusemos a nós mesmos… E nunca mais voltamos a tentar. Quando muito, de vez em quando, sentimos as correntes, fazemos soar o seu ruído, ou olhamos com o canto dos olhos a estaca e confirmamos o estigma: “Não posso e nunca poderei!”.

A única maneira de tentar de novo é colocando muita coragem em nossa cabeça e em nosso coração! São os nós? Porque muitos não conseguem romper? O que poderia estar causando a paralisia emocional ou espiritual?

Veja também