A árvore dos desejos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Uma vez um homem estava viajando e entrou no paraíso por engano. No conceito indiano de paraíso, existem árvores que concedem desejos. Você simplesmente senta-se sob uma dessas árvores, deseja qualquer coisa, e imediatamente ela é cumprida. Não há diferença entre o desejo e sua realização.

O homem estava cansado, então adormeceu sob uma árvore de desejos. Quando ele acordou, estava com fome. Então disse: “Estou com tanta fome! Gostaria de poder comer um pouco”. E imediatamente a comida apareceu do nada, simplesmente flutuando no ar, comida deliciosa.

Ele estava com tanta fome que não prestou atenção de onde a comida tinha vindo. Quando você está com fome, não apoia filosofias. Ele imediatamente começou a comer e a comida era tão deliciosa! Uma vez satisfeito, ele olhou em volta. Agora ele estava satisfeito. Outro pensamento surgiu nele: “Se ao menos eu pudesse tomar uma bebida!” E por enquanto não há proibição no paraíso, então imediatamente um grande vinho apareceu.

Enquanto ele bebia calmamente esse vinho e soprava uma brisa suave e fresca sob a sombra da árvore, ele começou a se perguntar: “O que está acontecendo? Estou sonhando ou há fantasmas brincando comigo?” E fantasmas ferozes, horríveis e nauseantes apareceram. Ele começou a tremer e pensou: “Tenho certeza que eles vão me matar!” E eles o mataram.

—————————

Esta é uma parábola antiga, de imenso significado. Sua mente é uma árvore que dá desejos: o que você pensa, mais cedo ou mais tarde será cumprido. Às vezes, a diferença é tão grande que você esquece completamente que queria, para não poder reconhecer a fonte. Mas se você olhar profundamente, descobrirá que todos os seus pensamentos estão criando você e sua vida. Crie seu inferno, crie seu céu. Eles criam seu infortúnio e sua alegria, o negativo e o positivo…

Cada um aqui é um mágico. Cada um está girando e tecendo um mundo mágico ao seu redor… e então ele é pego. A própria aranha é capturada em sua própria teia. Não há ninguém para torturá-lo, a não ser você mesmo. E quando isso é entendido, as coisas começam a mudar. Então você pode modificá-lo, transformar seu inferno em céu; é apenas pintar com uma visão diferente… Toda a responsabilidade é sua.

Esteja pronto para assumir a responsabilidade de criar sua própria tristeza, alegria, positivo, negativo, inferno ou céu. Quando essa responsabilidade é entendida e aceita, as coisas começam a mudar.

E então surge uma nova possibilidade: você pode parar de criar o mundo. Não há necessidade de criar nem no céu nem no inferno, não há necessidade de criar nada. O criador pode descansar, se aposentar. E a aposentadoria da mente é meditação.

  • Leilane Castro

Veja também