24 DE MAIO – Dia Nacional do Café e Dia Nacional do Milho

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

– Dia Nacional do Café

cafe
Foto: Reprodução

Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data exclusiva para ser comemorada: 24 de Maio – Dia Nacional do Café.

Incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, a data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias que, em parceria com o varejo, promovem ações locais com lançamentos de novos produtos e realização de degustações nos pontos de venda.

Bebida milenar, o café tem como grande diferencial a capacidade de estar sempre atual e moderno.

As indústrias, não só torrefadoras, mas também empresas fabricantes de produtos afins têm investido continuamente em inovação, e hoje são tantas as variedades e marcas de café, máquinas e acessórios à disposição que é possível ter uma pequena cafeteria em casa.

Essa é uma das razões das pessoas estarem consumindo mais xícaras de café por dia e diversificando as formas de preparo, adicionando ao café filtrado consumido nos lares, também os cafés ‘expressos’, cappuccinos e outras combinações com leite.

Outra razão é a melhoria da qualidade do café que vem sendo ofertado aos consumidores.

Pureza e Qualidade

O mercado brasileiro de café é um dos que mais crescem no mundo. O país é o segundo maior consumidor, após os Estados Unidos. Em 2012 foram industrializados 20,33 milhões de sacas, um crescimento de 3,09% em relação ao ano anterior.

Já o consumo per capita registrado em 2012 foi recorde: 4,98 kg por habitante/ano, superando o de 1965 (apurado em 4,72 kg pelo extinto IBC – Instituto Brasileiro do Café). Continua sendo também maior que os da Itália, da França e dos Estados Unidos.

*ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café

– Dia Nacional do Milho

milho_40
Foto: Reprodução

No dia 27 de janeiro de 2015, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que criou o Dia Nacional do Milho. A partir de então, todo o país homenageará o grão no dia 24 de maio, data que também marca a celebração do aniversário do município, popularmente conhecido como a Terra Nacional do Milho: Pato de Minas-MG.

A iniciativa, segundo texto publicado no Diário Oficial da União, busca orientar a cultura do grão, uma das commodities mais importantes do agronegócio brasileiro.

Confira a lei: Art. 1º: O Dia Nacional do Milho, destinado a estimular e orientar a cultura do milho, será comemorado anualmente, em todo o território nacional, na data de 24 de maio. Art. 2º: Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 27 de janeiro de 2015.

*Cemil

Veja também