10ª Conferência Municipal de Assistência Social de Senhor do Bonfim é realizada com sucesso absoluto

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com o apoio da Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SADS), realizou, na segunda (14) e terça-feira (15), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. Cerca de 400 pessoas prestigiaram a abertura que aconteceu no auditório do Colégio Sacramentinas.

Na conferência, usuários, entidades, conselhos, governo e sociedade civil trataram e elaboraram propostas com objetivo de melhorias na prestação de serviços nas políticas públicas de assistência social para os próximos dez anos no município. “O meu desejo é que possamos fomentar uma assistência social com garantias e direitos para quem dela necessitar”, destacou a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Gabriela Carvalho, na abertura oficial do evento.

Na noite da segunda-feira, a solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Carlos Brasileiro acompanhado de sua esposa, Fátima Brasileiro, do vice Zé Antônio, em companhia de sua esposa, Neide Oliveira, do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Vera Magalhães, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marília Gabriela Carvalho, vereador Andreilton Almeida, representando o legislativo municipal, a representante dos usuários do Suas, Hilda Ferreira, o representante das entidades de Assistência Social, Homero Oliveira Souza, a representante dos trabalhadores do Suas de Senhor do Bonfim, Laiane Silva, o Chefe de Gabinete, Helder Amorim, secretários de governo e Mana Pinho, a conferencista da noite.

Em sua fala, a secretária Vera Magalhães enfatizou a importância da Assistência Social, falando em assegurar a cidadania, com as necessidades básicas e essenciais ao alcance de todos. “Quando olhamos para frente, nós temos uma grande preocupação, e uma grande responsabilidade de contribuir para conseguirmos reduzir os níveis da pobreza e das desigualdades sociais em nosso município”, afirmou.

Um dos momentos emocionantes na noite de abertura, foram as homenagens ao garoto Jonathan Lima, de 14 anos, que nasceu com paralisia cerebral, e à assistente social, Maria Auxiliadora Salgado Cavalcanti, popularmente conhecida como Mariazinha Salgado, que recebeu um certificado pela excelência nos serviços prestados na área da assistência social. Por motivo de saúde, a homenageada foi representada por familiares. Mana Pinho encerrou o primeiro dia com uma palestra que abordou o tema da conferência: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

O segundo dia da Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde os trabalhos para definição das propostas foram divididos sobre quatro eixos temáticos: Proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais, Gestão democrática e controle social (o lugar da sociedade civil no SUAS), Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias dos direitos socioassistenciais, A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Durante toda a terça-feira, os participantes se encarregaram de avaliar o atendimento da Assistência Social no município e apresentaram propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social que acontecerá em 30 de setembro, na capital do Estado. Foram eleitos quatro delegados titulares e quatro suplentes: Vagno Luis Aiello e Marcelo Carvalho (titulares) e Gledson Fernandes Nunes e Denise Siqueira (suplentes). Dois delegados são da sociedade civil e dois delegados são governamentais.

“Vera, nós do governo estadual vamos estar de braços dados no cofinanciamento da política de assistência social, na questão de capacitação, de assistência técnica, tudo que a gente possa ajudar para que você e sua equipe possa continuar fazendo esse belíssimo trabalho junto ao prefeito Carlos Brasileiro”, enfatizou o secretário estadual de Justiça, Carlos Martins.

Antes da realização do evento principal, formam realizadas oito pré-conferências preparatórias. Na sede aconteceram nos bairros Alto da Maravilha, Brisas do Monte e Águas Claras. No interior do município, nos distritos de Carrapichel, Quicé, Missão, Igara e Tijuaçu.

“Quem entra na vida da assistência social tem que ser apaixonado em servir as pessoas, se não for assim, a gente não faz as mudanças que a sociedade deseja”, salientou o prefeito Carlos Brasileiro durante a conferência.

No total, formam discutidas e deliberadas 100 propostas que serão levadas pelos delegados eleitos para a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social da Bahia.

*Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Veja também