05 de dezembro: Dia da Cultura Bonfinense

Foto: Blog Cangaço na Bahia

Há exatos 99 anos, em 5 de dezembro de 1919, Senhor do Bonfim recebia a visita de um dos mais notórios brasileiros: Ruy Barbosa. Após ser derrotado por Epitácio Pessoa nas eleições presidenciais de abril daquele ano, o então Senador Ruy Barbosa realizou diversas viagens pelo interior da Bahia, em apoio à candidatura do oposicionista Paulo Fonte ao governo da Bahia.

Relata o periódico Correio do Bonfim, que fora organizada uma grande recepção para o “Águia de Haya”, que ficara hospedado na residência do Coronel Antônio Félix (atual Bispado). Filarmônicas da região animaram os atos receptivos que culminaram com o discurso onde Ruy Barbosa criou o apelido que ainda hoje é a marca de Senhor do Bonfim, chamando-a de “a terra do bom começo”.

Bonfim Futebol e História

A visita de Ruy Barbosa a Senhor do Bonfim ganhou tanta importância que o dia 5 de dezembro passou a ser comemorado como o Dia da Cultura Bonfinense. Na próxima sexta-feira, 7, a data será celebrada pela Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, no Calçadão, com o evento “Poesia no Beco”. BLOG DO ELOILTON CAJUHY